Biosample Capa_C_16h12

Startup do interior de São Paulo, em parceria com a USP, patenteia processo para aumentar fertilidade de animais; Brasil tem mais de mil pequenos negócios ligados à energia solar fotovoltaica; empresa faz acordo para produzir insulina inalável em pó; genoma do caramujo Schistosoma mansoni é sequenciado.

Destaque_28_06_17

Produto aumenta taxa de prenhez e número de crias em bovinos

Agência Fapesp – Uma molécula capaz de aumentar a taxa de prenhez e diminuir a perda embrionária no início da gestação de bovinos foi descoberta por pesquisadores da empresa Inprenha Biotecnologia, em Jaboticabal, em parceria com colegas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), da Universidade de São Paulo (USP). 

Veja a íntegra da matéria aqui

Biodiversidade_28_06_17

Listas de plantas exóticas vai agregar segurança científica à legislação de acesso à biodiversidade

Ascom Embrapa – A partir do dia 14 de junho de 2017, a Lei de Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado (Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015) passou a contar com dois novos anexos, que vão contribuir para garantir a segurança jurídica da sua aplicação no Brasil. Os anexos, publicados na Instrução Normativa nº 23 relacionam as espécies de plantas exóticas (Anexo I) e as variedades introduzidas, mas que foram domesticadas no País e passaram a contar com características de adaptação que as diferem das originais (Anexo II). Os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) participaram ativamente da elaboração dessas listas.

Veja a íntegra da matéria aqui ]

Energia_28_06_17

Estudo mostra que Brasil tem mais de mil pequenos negócios na cadeia de energia solar 

Levantamento do Sebrae lançado na última terça-feira (13)  durante o Encontro de Energias Renováveis, em São Paulo, constatou que o Brasil tem mais de mil pequenos e médios negócios atuando na cadeia de energia solar fotovoltaica. A maioria dessas empresas trabalha com prestação de serviços – como o de instalação e manutenção dos módulos solares – mas há, também, startups com foco no desenvolvimento de tecnologias mais eficientes ou de novos modelos de negócios para a comercialização desse tipo de energia.

Veja a íntegra da matéria aqui

Saúde_28_06_17

Biomm faz acordo com farmacêutica dos EUA para insulina inalável em pó no Brasil

Reuters – A empresa brasileira de biotecnologia Biomm e a norte-americana MannKind fecharam um acordo de exclusividade para venda, no Brasil, de uma marca de insulina.

Segundo fato relevante divulgado nesta quarta-feira, o acordo envolve o fornecimento, distribuição e venda da insulina inalável em pó Afrezza.

A Biomm agora buscará as aprovações necessária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED).

Veja a íntegra da matéria aqui

Agroindústria_28_06_17

Instituto Agronômico lança duas variedades de cana-de-açúcar em data comemorativa

Agência FAPESP – Em comemoração aos seus 130 anos, o Instituto Agronômico (IAC) lança duas variedades de cana-de-açúcar: a IACSP01-3127 e a IACSP01-5503. Elas têm perfis diferentes e alto desempenho.

Segundo o IAC, as variedades, desenvolvidas desde 2001, apresentam ganhos agroindustriais em torno de 15% quando comparadas com a variedade mais cultivada no Centro-Sul do Brasil, que é a RB867515.

Veja a íntegra da matéria aqui

Tecnologia de controle biológico de pragas na agricultura pode substituir agrotóxicos

 Agência Gestão CT&I – Especialistas defenderam, dia 20, em seminário realizado na Câmara dos Deputados, o uso de estratégias para estimular as tecnologias de controle biológico de pragas. Isso inclui o uso vírus, fungos, bactérias e predadores naturais – como joaninhas, aranhas e ácaros –, o que pode se tornar uma alternativa aos tradicionais agrotóxicos por ser menos agressiva ao meio ambiente e ao homem.

Veja a íntegra da matéria aqui

Genômica_28_06_17

Genoma de caramujo transmissor do Schistosoma mansoni é sequenciado

Revista Nossa Ciência – O mapeamento fornece uma descrição completa acerca das características do caramujo, incluindo informações relacionadas à estrutura física do molusco e ainda à forma como ele se comporta. Isso torna possível, por exemplo, entender como funciona os sistemas digestivo, respiratório, reprodutivo, entre outros, além de jogar luz sobre questões comportamentais, que podem explicar a forma de interação entre o Biomphalaria glabrata e o ambiente. Ao todo, foram identificados 14.423 genes.

Veja a íntegra da matéria aqui

Política_28_06_17

Pesquisadores e professores lançam campanha “Conhecimento Sem Cortes”

O objetivo do movimento é denunciar o desmonte das instituições de pesquisa por consequência das reduções do orçamento e buscar o apoio da sociedade para reverter o cenário. A campanha tem apoio da SBPC, entre outras instituições

Veja a íntegra da matéria aqui

Agenda_28_06_17

V SIMPÓSIO DE BIOTECNOLOGIA E I MOSTRA CIENTÍFICA

O evento será realizado de 10 a 14 de julho de 2017 no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no Campus Universitário da Universidade Federal de Pelotas (Campus Capão do Leão). Veja aqui

III WorkBiotech – Biotechnological Innovations for Health

De 13 a 15 de setembro acontece a terceira edição do WorkBiotech, workshop de Biotecnologia organizado pelo programa de pós-graduação em Biotecnologia​ do Instituto de Biociências de Botucatu. – UNESP Botucatu – SP veja aqui