Fiocruz e USP lançam plataforma para dispositivos de diagnósticos; nova laranja transgênica resiste à principal praga que ataca a planta

Fiocruz e USP lançam plataforma para criar dispositivos de diagnósticos

Jornal da USP – Um esforço conjunto entre Fiocruz, USP, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto pode levar o Brasil a uma  desoneração em torno de US$ 19 bilhões no déficit ocasionado pela importação de insumos da indústria biofarmacêutica na balança comercial brasileira.
Veja a íntegra da matéria aqui

Compostos do veneno de cascavel têm ação contra vírus da hepatite C
rattlesnake-653642__480_03021727Agência Fapesp – Peter Moon – Compostos isolados do veneno de animais têm mostrado atividade contra alguns vírus, como da dengue, da febre amarela e do sarampo. Foi a partir dessa linha de investigação que pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade de São Paulo (USP) acabam de publicar dois artigos nos quais apresentam resultados promissores de compostos capazes de combater o vírus da hepatite C.
Veja a íntegra da matéria aqui

Microsoft vai usar inteligência artificial para mapear sistema imunológico
digitization-2170795__480_03021732Tecmundo – A Microsoft e a empresa de biotecnologia Adaptive Biotechnologies anunciaram uma parceria para criar uma IA capaz de decodificar – ou ler – o sistema imunológico dos seres humanos. As companhias têm a expectativa de unir os avanços em biotecnologia e no aprendizado de máquina para explorar o sistema de diagnósticos do corpo humano.
Veja a íntegra da matéria aqui

Pesquisador descobre substância extraída da pele de anfíbio para tratamento cardiovascular
A perereca Brachycephalus ephippium, chamada popularmente de Pingo-de-Ouro, ainda vai dar muito o que falar. Este pequeno anfíbio da Floresta Atlântica apresenta uma secreção cutânea (da pele) tóxica rica em uma substância chamada BPP-Brachy NH2. Esta substância é um oligopeptídeo (com estrutura similar a proteínas) que foi testada e se provou muito eficiente no tratamento de doenças cardiovasculares.
Veja a íntegra da matéria aqui

Contra as pragas da citricultura
orange-3123243__480_03021746Pesquisa FAPESP – Rodrigo de Oliveira Andrade -Trabalhando em colaboração com pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, o grupo das biólogas Raquel Caserta e Alessandra Alves de Souza, ambas do Centro de Citricultura Sylvio Moreira do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em Cordeirópolis, interior paulista, conseguiu obter uma variedade de laranjeira transgênica resistente à Xyllela fastidiosa.
Veja a íntegra da matéria aqui

Ipê-roxo é primeira árvore do Cerrado a ter genoma sequenciado
ipe-2580477__480_03021755Cientistas da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) sequenciaram, pela primeira vez, o genoma de uma espécie nativa do Cerrado: o ipê-roxo (Handroanthus impetiginosus). A conquista é tema de artigo publicado na revista GigaScience, da Universidade de Oxford, Reino Unido. O estudo teve apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Veja a íntegra da matéria aqui

Pesquisadores identificam gene responsável pela dureza das paredes celulares vegetais
Trata-se de um considerável avanço para a produção de etanol de segunda geração, feito a partir da biomassa vegetal. A supressão desse gene aumentou a liberação de açúcares em até 60%.
Veja a íntegra da matéria aqui

Pesquisadora da USP produz chocolate funcional com probióticos
chocolate-183543__480_03021758Novo chocolate funcional, produzido na USP, contém micro-organismos vivos que conferem mais benefícios à saúde humana. Além das propriedades antioxidantes presentes no cacau, os probióticos melhoram as funções gastrointestinais, reduzem o risco de constipação e a possibilidade de desenvolvimento de várias doenças como o câncer de cólon.
Veja a íntegra da matéria aqui

Bebida nutritiva é feita com soros do leite
Fapemig – Há na composição nutricional do soro desproteinado uma grande quantidade de nutrientes que poderia ser aproveitado em um alimento refrescante e nutritivo.
Veja a íntegra da matéria aqui

Brasil entra na corrida para desenvolver mandioca com amido ceroso
Embrapa – Uma nova variedade de mandioca pode transformar o Brasil em produtor de um valioso insumo industrial e agregar muito valor à produção dessa raiz nativa. O amido ceroso, ou waxy, é procurado pela indústria alimentícia, pois é matéria-prima para composição de pratos congelados e outros produtos.
Veja a íntegra da matéria aqui

Inteligência artificial no manejo integrado de pragas
Pesquisa para Inovação – Suzel Tunes – O valor das perdas anuais causadas por pragas e doenças na agricultura brasileira é de R$ 55 bilhões, de acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A Agrosmart, empresa de agricultura digital sediada em Campinas, no interior de São Paulo, pretende mudar esse cenário utilizando a tecnologia da Internet das Coisas (IoT). A empresa está desenvolvendo um aplicativo que, conectado a uma armadilha de pragas, ajudará o produtor a aplicar o defensivo agrícola no momento certo e na quantidade exata, para obter maior eficiência no combate às pragas com menor custo e impacto ao meio ambiente.
Veja a íntegra da matéria aqui