…grupo mineiro do Instituto René Rachou pesquisa antimalárico de fácil produção e baixo custo…

 

Energia

SUCRE inicia novos trabalhos de avaliação de viabilidade do uso da palha para geração de bioeletricidade em 7 usinas
A equipe do Projeto SUCRE dará início, em 2018, aos estudos de viabilidade técnico-econômica e ambiental – com ênfase no balanço de emissões de gases do efeito estufa – do uso da palha da cana-de-açúcar para geração de energia elétrica em outras sete usinas do setor sucroenergético. Os conhecimentos obtidos na fase inicial do Projeto, com estudos extensos nas quatro primeiras usinas parceiras, serão levados em consideração nas avaliações. O objetivo é realizar uma abordagem simplificada, em comparação à utilizada na primeira etapa, com uma análise preliminar da viabilidade das usinas de cana-de-açúcar que tenham o interesse em recolher e processar palha ou, para as que já recolhem, em aumentar seu potencial de uso.
Veja mais

Atlas da biomassa fornece mapa para futura sustentabilidade
Biomassa BR – Chamado de Manitoba Bioeconomy Atlas, o documento foi criado para ajudar a população da província a entender e se beneficiar de uma ferramenta de planejamento baseada na Web, a qual é de fácil acesso e que ajuda a entender e mapear a ampla oferta de biomassa da região.
Veja mais

Fezes de galinha viram biocarvão e ajudam a recuperar águas
EBC – O Brasil Rural desta terça-feira,13, fala sobre uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, que transforma dejetos de galinha e palha de cana-de-acúcar em biocarvão. O resultado disso ajuda na fertilização do solo e na diminuição de emissão de gases do efeito estufa.
Veja mais

 

Saúde

Pesquisadores mineiros querem desenvolver cura definitiva para a malária
Para tentar diminuir esse mal causado pelo mosquito Anopheles, uma pesquisa que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), tenta controlar e impedir o alastramento da doença. O grupo Malária Experimental e Humana, do Instituto René Rachou, unidade da Fundação Oswaldo Cruz, trabalha há cerca de 10 anos, com tratamento buscando identificar um antimalárico de fácil produção e baixo custo. A proposta é que esse medicamento seja capaz de simultaneamente curar a infecção e bloquear a transmissão do parasita.
Veja mais

Brasileira de 32 anos cria pele artificial em busca do rejuvenescedor perfeito
Gazeta do Povo – Carolina Reis tinha recém-completado 30 anos quando embarcou para os Estados Unidos criar a startup de biotecnologia Oneskin. Ela tinha desenvolvido uma pele humana em laboratório e buscava uma aplicação prática. A empresa agora quer criar o creme rejuvenescedor “perfeito”.
Veja mais

Vacina contra o vírus zika será testada em Minas Gerais
JC Notícias – Pesquisadores do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade George Washington (EUA) e da Fiocruz Minas estão participando de um grande estudo clínico de fase 2/2b de uma vacina experimental contra a infecção pelo vírus zika, em Belo Horizonte. Feita com parte do material genético do vírus, a vacina poderá produzir anticorpos capazes de promover uma resposta contra a infecção num indivíduo que é imunizado.
Veja mais

Agricultura

Pesquisa usa nanofibras de celulose para produzir fertilizante de liberação controlada
Cientistas estão obtendo sucesso ao produzir fertilizantes nitrogenados de liberação lenta usando, como matriz, nanofibras feitas de polpa de celulose de pinus, alginato de sódio e nanopartículas de sílica biogênica. O trabalho é desenvolvido pelo estudante de doutorado Mailson de Matos, do curso de Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e coordenado pelo pesquisador Washington Luiz Esteves Magalhães, da Embrapa Florestas. A principal inovação está no uso de uma matriz polimérica composta por matérias de fontes verdes e renováveis aplicadas para melhorar a eficiência de fertilizantes químicos utilizados na agricultura e reduzir a perda do nitrogênio, que causa danos ambientais e eleva o custo de produção das culturas vegetais.
Veja mais

Cientistas desenvolvem cana transgênica resistente a herbicida e a inseto-praga
Cientistas da Embrapa Agroenergia (Brasília, DF) se uniram a uma startup para desenvolver variedades de cana-de-açúcar transgênica para controle biológico da broca-da-cana e facilitar o manejo da cultura com o herbicida glifosato. O projeto “Produção de variedades comerciais de cana-de-açúcar transgênica para aumento da biomassa e da produção de etanol 1G e 2G a partir da transferência de genes que conferem resistência ao herbicida glifosato e a insetos-praga” é uma parceria entre a Embrapa Agroenergia, a startup PangeiaBiotech, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii ) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Veja mais

Pesquisa

Fiocruz e Secitece ratificam parceria para pesquisa em biotecnologia
Vermelho – A Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior realiza, na próxima sexta-feira (16), a “Oficina Inovação em Saúde – Sistema Secitece e Fiocruz”, reunindo diretoria e pesquisadores da Fiocruz, com representantes das instituições vinculadas do Sistema Secitece. O evento será a partir das 9h, na sede do CriarCe, localizada no prédio do Cine São Luiz, Praça do Ferreira, no centro da cidade.
Veja mais

Política

Marco legal da inovação estreita relação entre ICTs e empresas
Claudia Izique  |  Agência FAPESP – O Decreto Federal nº 9.283, de 7 de fevereiro de 2018, que regulamentou a lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, foi recebido pela comunidade acadêmica e empresarial como “um passo importante” para aproximar instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e o setor produtivo, aumentar as chances de o conhecimento chegar às empresas e alavancar o desenvolvimento econômico e social.
Veja mais