…novos cursos em gestão de inovação em saúde; praga invasora resiste a inseticidas recomendados pelo governo…

Saúde

Butantan e Biominas anunciam parceria em educação para empreendedorismo
Instituto Butantane a Biominas Brasil anunciaram uma parceria em educação em empreendedorismo e inovação na área de saúde.
Pela parceria, Biominas e Butantan, será possível ampliar a oferta de vagas para pesquisadores, empreendedores e profissionais no MBA em Gestão de Inovação em Saúde, já promovido com sucesso pelo Butantan nos últimos anos, e reconhecido como um dos melhores cursos em inovação no país.
veja a íntegra aqui

Pesquisadores do Butantan estudam nova vacina contra pneumonia
Agência FAPESP – Pesquisadores do Instituto Butantan estão trabalhando no desenvolvimento de uma nova vacina contra a pneumonia. A vacina será de uso inalatório, dispensando a utilização de agulhas, e espera-se que seja mais barata, eficiente e prática do que as disponíveis atualmente.
veja a íntegra da matéria aqui

Tônico antiqueda capilar desenvolvido pela UFMG começa a ser comercializado
Produto nanotecnológico tem ação local, reduz a perda de cabelo e contribui para o crescimento dos fios.
Veja a íntegra aqui

Biodiversidade

Diagnóstico brasileiro de biodiversidade e serviços ecossistêmicos é apresentado
Elton Alisson, de Maceió (AL) | Agência FAPESP – O capital natural do Brasil confere ao país as condições necessárias para transformar a conservação e o uso sustentável de seus ativos ambientais em oportunidades para um desenvolvimento capaz de enfrentar novas condições futuras e, ao mesmo tempo, promover prosperidade socioeconômica. Esse cenário, contudo, só será possível de ser concretizado se o papel da biodiversidade em alavancar o desenvolvimento social e econômico brasileiro for reconhecido e incentivado.
As conclusões são do sumário para tomadores de decisão do primeiro diagnóstico brasileiro de biodiversidade e serviços ecossistêmicos, elaborado pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES, na sigla em inglês).
Veja a íntegra

Rede Nacional de Pesquisa em Biotecnologia Marinha é criada
Agência FAPESP (Maria Fernanda Ziegler) Em 2016, pesquisadores brasileiros descobriram um recife na foz do rio Amazonas com 56 mil quilômetros quadrados, o Grande Recife Amazônico. A descoberta foi muito comemorada e desencadeou uma série de outros achados que podem servir de ponto de partida para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Para impulsionar as pesquisas e alcançar desafios competitivos foi criada a Rede Nacional de Pesquisa em Biotecnologia Marinha (BiotecMar).
Veja a íntegra da matéria

Alimentos

Conexão Ciência apresenta os avanços do setor lácteo no Brasil
Brasília, 23 de julho de 2018 – A produção brasileira de leite deve crescer de 2 a 2,5% em 2018, de acordo com estimativas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O avanço do setor lácteo nas últimas décadas no Brasil é o tema do programa Conexão Ciência, que foi ao ar em 24/07. O entrevistado, Pedro Arcuri, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), fala sobre a busca constante pela melhoria da qualidade do leite, que integra os setores públicos e privados no desenvolvimento de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
veja o vídeo aqui

Agricultura

Praga invasora resiste a inseticidas recomendados pelo governo
Originária do Velho Mundo, a mariposa da espécie Helicoverpa armigera foi reportada no Brasil em 2013, quando causou danos severos e perdas econômicas em torno de US$ 2 bilhões nas lavouras de soja e algodão. Para combater a praga invasora, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento elaborou uma lista de produtos para uso emergencial de controle. O problema é que essas mariposas são altamente resistentes a parte dos inseticidas incluídos na lista, principalmente àqueles pertencentes ao grupo dos piretroides.
veja a íntegra aqui

Multinacionais ampliam controle da cadeia alimentar por meio do monopólio de dados
Brasil de Fato (Emiliy Dulce) Pat Mooney, pesquisador canadense, argumenta que transgênicos já dão lugar à disputa pela agricultura digital. Veja a íntegra aqui

Pesquisa genética desenvolve mamona atóxica capaz de alimentar animais
Cientistas conseguiram resolver um dos maiores desafios para o uso da mamona (Ricinus communisL.) na alimentação animal. Pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF) desenvolveram uma mamona sem ricina, uma das substâncias mais tóxicas conhecidas que chega a ser citada na Convenção Internacional para Proibição de Armas Químicas.
Veja a integra da matéria aqui

Pesquisadores e agricultores se unem para desenvolver fertilizantes naturais
Para não depender de fertilizantes sintéticos, ter custos menores de produção e reduzir impactos ambientais, pesquisadores e produtores se uniram na busca por adubos orgânicos. Experiências executadas em propriedades em Goiás, e na área experimental em Agroecologia da Embrapa Arroz e Feijão (GO), encontraram na utilização de resíduos da lavoura e pecuária a solução ideal para nutrir as plantas e, ao mesmo tempo, recuperar e conservar os solos.
veja a íntegra da matéria aqui

Amazônia

Portaria autoriza seleção de instituto para gerir CBA
Autoriza a publicização das atividades de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de bioeconomia por meio do gerenciamento, operação e manutenção do Centro de Biotecnologia da Amazônia.
veja a íntegra aqui

Ambiente

UFMG cria espuma que absorve agrotóxico da água e dos alimentos
Litza Mattos – O plástico é um dos materiais que pertencem à família dos polímeros e, provavelmente, o mais popular. O seu uso, no entanto, vem sendo questionado em relação aos malefícios…
veja a íntegra da matéria aqui

Informações_250718