PROÁLCOOL 40 ANOS

Universidade e empresas: 40 anos de ciência e tecnologia para o etanol brasileiro

(2016)

Organizador: Luís Augusto Barbosa Cortez

“Provavelmente, as razões para o sucesso do Proálcool devem-se não só à escolha de uma cultura energética como a cana-de-açúcar e às condições edafoclimáticas existentes no centro-sul brasileiro, mas principalmente à perseverança de empresários, governo e, em grande medida, dos pesquisadores que acreditaram na construção de uma sociedade sustentável no futuro. Das dez maiores economias do mundo, o Brasil é hoje o país onde as energias renováveis mais contribuem na matriz energética: 43,5%, sendo que a bioenergia da cana-de-açúcar sozinha responde por 18,1% do total (dados de 2014, Ministé- rio de Minas e Energia, Brasil, 2015b).” (Trecho da introdução do livro Proálcool 40 anos. ) 

Tenha a íntegra do trabalho em PDF aqui

 

Livro

Biodiesel no Brasil:Impulso Tecnológico (2016)

Organizador: Rafael Silva Menezes

Fonte: MCTIC –  “A publicação apresenta algumas das principais pesquisas sobre o combustível no país e os resultados de estudos recentes e inovadores. Dividido em dez capítulos, o livro mostra a evolução histórica da indústria brasileira de biodiesel e também aborda diferentes aspectos como logística e localização das usinas, tecnologias de produção existentes e tendências futuras, além da diversificação de matérias-primas na produção do combustível.”

“Nos últimos dez anos, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações investiu R$ 180 milhões no desenvolvimento tecnológico do biodiesel no Brasil. Os recursos foram aplicados em uma série de projetos implantados por meio da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (RBTB), que é gerenciada pelo ministério. O resultado da atuação do MCTIC está no livro “Biodiesel no Brasil: Impulso Tecnológico – Volume 1”.

Veja aqui a edição digital do livro