Livros__AA

Sistemas Setoriais de Inovação e Infraestrutura de Pesquisa no Brasil

“Quantos são os laboratórios de pesquisa científica e tecnológica no Brasil? Qual seu tamanho e onde estão localizados? Em que áreas do conhecimento o país possui capacidades científicas relevantes? Em que medida os aportes de recursos públicos no período recente resultaram na constituição de uma infraestrutura nacional de pesquisa atualizada e competitiva no contexto mundial?”

O trecho acima é o início da apresentação do livro Sistemas Setoriais de Inovação e Infraestrutura de Pesquisa no Brasil, publicado pelo IPEA em fevereiro de 2016. Dividida em 15 capítulos, a publicação mapeia os recursos de pesquisa existentes no país nas principais áreas setoriais, entre elas Defesa, Saúde, Energias Renováveis e Ciências Agrárias. No capítulo 14, quando analisa as políticas de CT&I, o livro traz uma comparação com os principais produtores de CT&I do mercado mundial. 

Veja aqui a edição digital do livro

 

Mestres e doutores 2015 – Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira- publicação de 2016 do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, CGEE

O livro “Mestres e Doutores 2015: Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira” traz um retrato, no âmbito da atividade Recursos Humanos para a Ciência, Tecnologia e Inovação (RHCTI), da pós-graduação no Brasil entre 1996 e 2014. A publicação tem como objetivo gerar informações sobre a formação e a dinâmica do emprego de mestres e doutores no Brasil.

Acesse aqui o livro