…Investimento em P&D da indústria farma mundial aumentou 32% nos últimos cinco anos; resíduos de papel viram biogás

Adidas lança tênis de corrida totalmente reciclável
A Adidas anunciou o lançamento do tênis de alto desempenho para corrida feito com material totalmente reciclável e sem cola, da linha FUTURECRAFT.LOOP. Esse material pode ser continuamente reaproveitado para produção de outro sapato. O material é produzido pela BASF com poliuretano termoplástico reutilizável (TPU). Veja aqui as informações do blog Green Chemicals.

McDonald´s atende à petição contra canudos de plásticos
A rede de fast food McDonald´s decidiu atender a petição de consumidores do Reino Unido e Irlanda e trocar os canudos de plástico dos copos de refrigerante por canudos de papel. A rede fornece diariamente 1,8 milhão de canudos aos seus 4 milhões de consumidores do Reino Unido. Veja aqui.

Parlamento Europeu aprova desenvolvimento do programa Horizonte Europa
Por ampla maioria (590 contra 42 votos e 25 abstenções), o Parlamento Europeu votou a favor da continuidade do programa de inovação da União Europeia, Horizonte Europa, em substituição à etapa atual que vai até 2021. Está em discussão a proposta da Comissão Europeia de um orçamento de 100 bilhões de euros para o programa.
Esse acordo parcial, agora aprovado pelo Parlamento Europeu, inclui a estrutura do programa que consiste em três pilares complementares, definindo as linhas gerais das atividades de pesquisa que deverão se estender de 2021 a 2027: ciência de excelência; desafios globais e a competitividade industrial europeia; e Europa inovativa.
A parte de Desafios Globais apresenta uma estrutura de “clusters”, onde se situam atividades de pesquisa voltadas para Saúde; Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva; Seguridade Civil para a Sociedade; Digital, Industria e Espaço; Clima, Energia e Mobilidade; Alimento, Bioeconomia, Recursos Naturais, Agricultura e Ambiente. Veja aqui o texto.

Biotech turca transforma resíduos de papel em biogás, usando enzimas
A Episome, da Turquia, está desenvolvendo tecnologia que processa e transforma a lama de papel em biogás, biocombustível e fertilizante. A empresa usa enzimas para quebrar as fibras duras da celulose em pequenos açúcares que são fermentados por micróbios para chegar ao produto final. Veja aqui as informações da Labiotech

Empresas da Irlanda unem-se para formar a Aliança de Ação para o Plástico voltada para embalagens sustentáveis
Onze empresas irlandesas, entre os fornecedores líderes de produtos agrícolas e processamento de alimentos estão formalizando uma aliança para fazer as embalagens plásticas de suas respectivas cadeias de suprimentos mais sustentáveis.
A atuação conjunta inclui alguns dos principais produtores de carne bovina, frango, cordeiro, frutas, vegetais e laticínios e comidas preparadas. Os participantes vão aproveitar suas experiências para reduzir de forma significativa na cadeia de suprimentos as embalagens problemáticas de uso único e introduzir alternativas mais inovadoras e sustentáveis. Veja aqui as informações do site bioplastic magazine.

Investimento em P&D da indústria farma mundial aumentou 32% nos últimos cinco anos
O Instituto IQVIA, que trabalha com dados sobre ciência, divulgou o relatório “O cenário em mudança da pesquisa e desenvolvimento: inovações, tendências, direções da mudança e evolução da produtividade dos testes clínicos”. O relatório constata que no último ano, 27% das drogas lançadas destinaram-se ao tratamento do câncer ou seus sintomas e 20% para doenças infecciosas. Dos 59 lançamentos de 2018, 16 eram voltados ao câncer, 12 para doenças infecciosas e 12 para as chamadas drogas órfãs (para doenças que ocorrem em números reduzidos ou são negligenciadas).
O relatório informa também que o tempo médio entre o registro de patente de um medicamento e seu lançamento comercial é hoje de 13,6 anos. Isso representa dois anos a menos do que em 2016 e 2017. Veja aqui as informações do publicação Bio Space.

veja aqui