Consórcio da União Europeia financia projetos da bioeconomia;vacina contra peste bubônica; utensílios de girassol 

Pesquisadores israelenses fazem coração com impressão 3D
A pesquisa que se dedica a criar órgãos com a chamada bioimpressão 3D, a partir de tecidos biológicos, tem registrado resultados significativos. Mas até agora não havia conseguido fazer um órgão inteiro. Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv “imprimiram” com sucesso o primeiro coração com essa técnica. A equipe usou as próprias células do paciente e materiais biológicos como colágeno e glicoproteina. O trabalho foi publicado no jornal Advanced Science. Veja aqui a íntegra da reportagem da publicação BioSpace.

Diageo anuncia programa para substituir plástico das embalagens de bebidas por materiais degradáveis
A multinacional Diageo, fabricante da cerveja Guinness, anunciou um programa de 20 milhões de dólares para reduzir o plástico nas embalagens de seus produtos. Entre os itens a serem eliminados estão os filmes plásticos utilizados nas embalagens da cerveja Guinness, que serão trocados por cartões biodegradáveis. No anúncio, a empresa estipula metas para ampliar essa redução até 2025. Veja aqui o anúncio da Diageo

Empresa transforma lixo em energia
A suiça Clean Carbon Conversion desenvolveu equipamentos para transformar lixo em energia, informa o site Azocleantech. A unidade utiliza a tecnologia UHTH (ultra high temperature hidrolysis), é oferecida em três modelos, para 5, 25 ou 50 toneladas de resíduos e pode trabalhar com qualquer tipo de lixo, tóxico ou não. Segundo a publicação, 95% desse material é transformado em gás sintético que pode depois ser utilizado para gerar eletricidade, por exemplo.

Consórcio europeu abre linha de apoio financeiro a projetos da indústria bio com recursos de 135 milhões de euros
A parceria público-privada BBI JU, que associa a União Europeia a um consórcio de indústrias do setor de bioeconomia, anunciou, no início de abril, chamada para apoio a projetos em quatro áreas estratégicas: matérias primas, processos, produtos e desenvolvimento de mercado. Com um orçamento de 135 milhões de euros, essa é a sexta chamada do programa planejado para o período de 2017 a 2020. A iniciativa se destina a acelerar o criação de novas cadeias de valor na bioeconomia. Veja aqui as informações da BBI JU.

Vacina contra a peste bubônica
A inglesa Enesi Pharma, em conjunto com pesquisadores da Universidade de Oxford, desenvolveu vacina para a peste bubônica, administrada por ingestão, sem necessidade de agulha. Nas últimas décadas, vários tipos de vacina foram desenvolvidos para combater a bactéria Yersinia pestis, responsável pela peste, que hoje ainda atinge populações de países pobres. No entanto, essas tentativas davam proteção passageira e não alcançavam todos os tipos da enfermidade. Veja aqui

Designer holandês utiliza resíduos do girassol para fazer paineis e utensílios sustentáveis
Utilizado em geral para a produção de óleo, sementes ou combustível, o girassol, após a colheita, deixa resíduos que podem servir para criar utensílios com base na visão da bioeconomia. Essa é a proposta do designher holandês Thomas Vailly, dono do estúdio que leva seu nome na cidade de Eindhoven. Com auxílio de pesquisadores da Ecole Nationale Supérieure des Ingénieurs en Arts Chimiques Et Technologiques (ENSIACET) ele passou a produzir uma série de materiais empregando somente os resíduos do girassol. Entre essas utilidades estão paineis de isolamento e capas para telefones.
Veja aqui outras informações