Melão, caju, cajá, a pesquisa de produtos naturais e seus frutos
Ele é destaque na pauta de exportações. Em 2018 o país exportou 220 mil toneladas de melão, sucesso comercial que recebe constante apoio da pesquisa brasileira.

As poderosas moléculas do mar estão no radar dos pesquisadores da UFC.
“Estamos no início, mas as sementes já estão brotando.” diz o biólogo Diego Wilke, da Universidade Federal do Ceará, UFC, coordenador do Laboratório de Bioprospecção e Biotecnologia Marinha, LABBMar.

 

Antibióticos e Quimioterápicos: o fascinante e árduo passo a passo da pesquisa científica
“Conseguimos compostos mais potentes, menos tóxicos e com grande visibilidade pelo setor de PDI da indústria farmacêutica e de agroquímicos.“

Na UFTM, em Minas Gerais, ciência e tecnologia para enfrentar doenças negligenciadas
O fármaco para este tipo de doença não pode ser de difícil isolamento de fontes naturais ou exigir etapas de preparação em laboratório muito complexas.
                           

Pesquisa do ICET, no Amazonas, busca substâncias ativas contra dengue, em parceria do INCT BioNat
O objetivo é encontrar um novo produto, eficaz contra os mosquitos adultos e contra as larvas, e que não agrida o meio ambiente.

Bioeconomia: pesquisa (em risco) desvenda a riqueza dos resíduos da agroindústria
A agroindústria brasileira tem uma tarefa para os próximos anos que é criar tecnologias para aproveitar os resíduos de sua grande produção. Na fonte até agora inexplorada estão, por exemplo, anti-inflamatórios ou antioxidantes para alimentos e cosméticos.