Bioeconomia no Brasil: oportunidades e desafios do setor
Vídeos Band 14/05/22 SE SP
O Comitê de Relações Internacionais da Sociedade Rural Brasileira promoveu na manhã desta sexta-feira (13), em São Paulo, um encontro para debater a bioeconomia no Brasil. Existem muitas oportunidades para o setor, mas ainda há desafios, e na visão dos especialistas, o Brasil precisa se reconhecer como parte da solução ambiental.
Antioxidante de acerola pode substituir aditivo sintético banido em vários países e ainda usado no Brasil
Agência Fapesp 13/05/22 SE SP
Karina Ninni | Agência FAPESP Na busca por alternativas naturais, um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) vem estudando os compostos fenólicos da acerola e conseguiu extrair, do fruto verde, micropartículas antioxidantes tão eficazes quanto a TBHQ. O foco da pesquisa, que conta com apoio da FAPESP, é desenvolver um processo que possa ser adotado facilmente em escala industrial. Resultados recentes foram divulgados na revista Future Foods.
Pesquisadores da Unicamp desenvolvem antioxidante natural e anti Salmonella para carnes
Newsletter Inova Unicamp 12/05/22 SE SP
A tecnologia, licenciada para a empresa Terpenia Bioinsumos, é capaz de gerar aditivos naturais para a substituição de conservantes potencialmente cancerígenos do grupo BHT e BHA, muito usados na conservação de carnes e controle de Salmonella.
Resíduo do cacau é transformado em matéria-prima de cosméticos
Fapesp – Pesquisa para Inovação 10/05/22 SE Cosméticos
Elton Alisson | Pesquisa para Inovação – Com base nessa constatação, Santos fundou a startup Cacaus Biocosmetics com o objetivo de desenvolver uma nova geração de cosméticos com propriedades antioxidante, antimicrobiana e anti-inflamatória associadas ao mel de cacau.
Lançado edital de Gestão do Novo Centro de Bionegócios da Amazônia
EBC 09/05/22 NO Gestão
A meta é selecionar e qualificar entidade privada sem fins lucrativos como Organização Social para gerir e potencializar as atividades do CBA, transformando-o em um centro de bionegócios na Amazônia.
BNDES lança solução financeira híbrida com foco em projetos de bioeconomia florestal
Expert XP 09/05/22 SE Florestal
• No Brasil, (i) o BNDES lança hoje uma chamada pública de uma solução financeira híbrida, conhecida internacionalmente como “blended finance”, esperando um impacto de ao menos R$ 400 milhões nessa nova abordagem para apoio a projetos e programas nas áreas de bioeconomia florestal, economia circular e desenvolvimento urbano; veja mais
The Dawn of Greater Energy Independence – Why Europe also needs to count on sustainable bioenergy
The Digest 10/05/22 Energia
Sensors go bio for clothes and medicine
Bio Market Insights 11/05/22