Bioeconomia atrai incentivos para gerar renda e manter a floresta em pé
Veja 15/07/22 NO investimentos
Um exemplo que mostra como uma cadeia de um produto da biodiversidade pode gerar renda para comunidades tradicionais é o da cooperativa Amazonbai, localizada no Arquipélago do Bailique, no Amapá.

Crise de alimentos, energia e fertilizantes no Leste Europeu
Monitor Mercantil 13/07/22 AL alimentos
A guerra no Leste Europeu, ao mesmo tempo em que provoca forte impacto econômico e social negativo na América Latina e no Caribe, cria condições para acelerar o desenvolvimento da bioeconomia.

Leite de soja mais nutritivo e com menor impacto ambiental
13/07/22 Inova Unicamp SE SP alimentos
Tecnologia desenvolvida na Unicamp aumentou o rendimento, a concentração de nutrientes e reduziu em até 85% a geração de resíduos na produção de leite de soja.

FAPESP e Sebrae lançam nova chamada de propostas
Agência Fapesp 13/07/22 SE SP edital
A FAPESP e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram uma nova chamada para a seleção de projetos de pesquisa no âmbito da Fase 3 do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), que é voltada ao desenvolvimento de soluções inovadoras e à introdução dessas soluções ao mercado.

Com quantos milhões se faz uma bioeconomia?
#Colabora 12/07/22 – NO AM PA – amazônia
Modelo de bioeconomia precisa colocar povos da floresta e do campo e suas tecnologias no centro das ações para não reproduzir práticas coloniais de dominação

Três jovens pesquisadores brasileiros investem em startup de biotecnologia
12/07/22 Vida Moderna SE SP cosméticos
A parceria entre a biomédica baiana Mariana Silva, o químico paulista Otto Heringer e o farmacêutico Rodolfo Franco, resultou na Planty Beauty, uma biotech de beleza que alia biotecnologia e ativos brasileiros

Filme biodegradável para embalar alimentos usa gelatina e nanocristais de celulose
Embrapa 12/07/22 SE SP alimentos
Cientistas brasileiros e franceses incorporaram à gelatina nanocristais de celulose, modificados com resina de pinus.O resultado foi uma película resistente para proteger alimentos.

Uso insustentável de espécies silvestres ameaça oferta de alimentos e geração de renda, dizem cientistas
Agência Fapesp 11/07/22 SE SP alimentos
Uso insustentável de espécies silvestres ameaça oferta de alimentos e geração de renda, dizem cientistas Muitas das 50 mil espécies de plantas e animais usadas direta ou indiretamente por bilhões de pessoas já estão em declínio, ameaçadas pela exploração excessiva e o comércio ilegal.

Bioma amazônico tem 30 a 40 mil espécies só de plantas, mostra estudo
Jornal do Brasil 08/07/22 NO AM PA insumos
Açaí, tucumã e buriti são os insumos da Amazônia que mais apareceram em estudos científicos publicados de 2017 a 2021 por instituições de pesquisa brasileiras sobre matérias-primas da região. Os estudos foram mapeados na publicação Bioeconomia amazônica: uma navegação pelas fronteiras científicas e potenciais de inovação.

Pesquisa desenvolve bioprocessos para a produção de ácidos orgânicos a partir de matérias-primas renováveis
Embrapa 05/07/22 DF insumos
Ácidos orgânicos têm alto valor agregado e são usados pelas indústrias alimentícias, químicas, cosméticas e farmacêuticas, além da agricultura

MCTI e FINEP anunciam editais no valor de R$40 milhões para cadeias produtivas da bioeconomia
MCTI 01/07/22 DF edital
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) lançaram nesta sexta-feira (1º/7), às 15h, o investimento de R$40 milhões em dois editais para o Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia MCTI. Os recursos são da modalidade não-reembolsável do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), dos fundos setoriais Agro e Subvenção.

San Francisco Start-up Aims to Give Water a Circular Approach
Bio Market Insights 11/07/22 água
Epic Cleantec is a San Francisco-based startup attempting to move the water industry to a “circular approach,” according to its founder. The company’s on site system removes solids from wastewater and turns them into soil, then treats the water to be clean enough for uses like toilet flushing, irrigation, cooling towers or laundry. It is not clean enough to drink.